Desde o lançamento do programa federal dedicado a
auxiliar desempregados, trabalhadores informais e mães chefes de família
durante a pandemia, o Caixa Tem é alvo de inúmeras reclamações dos
beneficiários, que não conseguem pegar o valor porque o sistema fica “fora do
ar”.
Entre as queixas mais comuns estão a validação do
acesso no aplicativo, que depende de um e-mail que não é entregue, e a
transferência de valor que não chega na conta de outro banco. Como a conta
digital não tem cartão, o beneficiário vai precisar usar o aplicativo Caixa Tem
para liberar o resgate do dinheiro.
Ao acessar o aplicativo, é preciso clicar em “saque
sem cartão” e digitar o valor desejado. A tela vai informar um código,
necessário para retirar o dinheiro no banco. A opção para saque será liberada
no aplicativo de acordo a data em que será possível fazer a retirada em
dinheiro na agência ou lotérica.
Neste caso, antes de ir a uma agência da Caixa,
ficando exposto ao vírus, o trabalhador deve ligar para o 0800-7260101. O
banco, quer evitar aglomerações nas unidades de pagamento, expondo funcionários
e clientes ao vírus.
Conta digital: Para abrir a conta-poupança digital
da Caixa não precisa apresentação de documentos nem cobrança de tarifas. A
conta foi criada para o trabalhador e trabalhadora inscritos no Cadúnico que
não tinham conta em bancos.
A conta digital permite ao beneficiário, de forma
virtual, fazer até três transferências eletrônicas (TED ou DOC) para outras
contas bancárias, sem cobrança de taxas, e o pagamento de contas de luz, água e
compras em supermercado e farmácias credenciados.
*JOSÉ LUIZ NETO. É advogado Do Escritório
Luiz Neto Advogados Associados
www.luizneto.adv.br / luiznetojl@gmail.com
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